º Dissertação
1- O que é dissertação ?
Expor as idéias de acordo com o tema
2- Estrutura dissertativa:
Introdução , desenvolvimento e conclusão
3- Formas de dissertar:
Causa/conseqüência à pontos negativos e positivos
4- Construção de texto através do parágrafo introdutório:
Muito se tem falado sobre a questão da devastação do meio ambiente, principalmente no Brasil. O Principal fator desse ponto é a ação antrópica, ou seja, o homem é elemento essencial na destruição dos recursos naturais. O reflexo de tudo isso é a escassez de água, queimada, árvores derrubadas, áreas desertas, entre outros fatores que destroem a natureza.
2.1- Estrutura dissertativa:
Introdução: 1º parágrafo, com 5 à 7 linhas (é a alma da dissertação)
Desenvolvimento: 2º e 3º parágrafos, com 6 à 8 linhas à explicar os pontos expostos na introdução. O 2º parágrafo, explicar o período preto acima. Já o 3º, explicar o período vermelho acima.
Conclusão: 4º parágrafo, com a mesma quantidade de linha da introdução à tentar solucionar os problemas expostos no texto.
º COMENTÁRIOS DE Fábio André !
1- Lembre-se que o parágrafo deve ser dividido em idéias com sentido:
“Diferentemente do ensino, a rede privada só tende a crescer, estão investindo, cada vez mais, em professores e tecnologia para que dali saiam ‘gênios’, profissionais qualificados e com carreira promissora pela frente.”
2- Evite iniciar período com conjunção coordenadas:
“A rede privada investe nesses fatores, mas, infelizmente, não é exatamente assim, na realidade. Mas deve-se continuar investindo nas melhores condições de vida para o estudante.
3- Repetição desnecessária:
“ Para uma realidade mudar, temos que deixar bem claro para o governo que têm pessoas ali que querem estudar, para ter um futuro melhor, mas, muitas vezes, elas não têm condições, temos que conscientizar também os professores que eles estão formando o caráter de vida e precisam ser exemplos.”
4- Não inicie com pronome relativo:
“ É claro que algumas situações como essa acontecem em escolas particulares. Que privatizam a educação, punindo professores por faltas constantes...”
“ Abrindo novas escolas, contratando pessoas capacitadas e com vontade de trabalhar, investindo em conforto, tecnologia e o principal: educação.
6- Cuidado com as oralidades:
“ ... têm alunos que não estão nem aí...”
7- Cuidado com as informações equivocadas:
“ Na escola federal, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende.”
* pública é diferente de federal
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