domingo, 21 de novembro de 2010

Redação – PROVA FINAL


º Dissertação

1- O que é dissertação ?
    Expor as idéias de acordo com o tema
2- Estrutura dissertativa:
    Introdução , desenvolvimento e conclusão
3- Formas de dissertar:
    Causa/conseqüência à pontos negativos e positivos

4- Construção de texto através do parágrafo introdutório:
    Muito se tem falado sobre a questão da devastação do meio ambiente, principalmente no Brasil. O Principal fator desse ponto é a ação antrópica, ou seja, o homem é elemento essencial na destruição dos recursos naturais. O reflexo de tudo isso é a escassez de água, queimada, árvores derrubadas, áreas desertas, entre outros fatores que destroem a natureza.

2.1- Estrutura dissertativa:
       Introdução: 1º parágrafo, com 5 à 7 linhas (é a alma da dissertação)
       Desenvolvimento: 2º e 3º parágrafos, com 6 à 8 linhas à explicar os pontos expostos  na introdução. O 2º parágrafo, explicar o período preto acima. Já o 3º, explicar o período vermelho acima.
      Conclusão: 4º parágrafo, com a mesma quantidade de linha da introdução à tentar solucionar os problemas expostos no texto.


º COMENTÁRIOS DE Fábio André !

1- Lembre-se que o parágrafo deve ser dividido em idéias com sentido:
  
 “Diferentemente do ensino, a rede privada só tende a crescer, estão      investindo, cada vez mais, em professores e tecnologia para que dali saiam ‘gênios’, profissionais qualificados e com carreira promissora pela frente.”

2- Evite iniciar período com conjunção coordenadas:

         “A rede privada investe nesses fatores, mas, infelizmente, não é exatamente assim, na realidade. Mas deve-se continuar investindo nas melhores condições de vida para o estudante.

3- Repetição desnecessária:

         “ Para uma realidade mudar, temos que deixar bem claro para o governo que têm pessoas ali que querem estudar, para ter um futuro melhor, mas, muitas vezes, elas não têm condições, temos que conscientizar também os professores que eles estão formando o caráter de vida e precisam ser exemplos.”

4- Não inicie com pronome relativo:

         “ É claro que algumas situações como essa acontecem em escolas particulares. Que privatizam a educação, punindo professores por faltas constantes...”


5- Não inicie com verbos no gerúndio:

         “ Abrindo novas escolas, contratando pessoas capacitadas e com vontade de trabalhar, investindo em conforto, tecnologia e o principal: educação.

6- Cuidado com as oralidades:

         “ ... têm alunos que não estão nem aí...”

7- Cuidado com as informações equivocadas:

         “ Na escola federal, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende.”             
                               * pública é diferente de federal 

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