segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Geografia - PROVA FINAL

O continente Asiático é marcado por nações centro e periféricas. Zonas de interesse e conflito. A Cisjordânia é de domínio israelense. Já o Kuwait sempre foi ameaçado pelo Iraque. Lembre da guerra do golfo de 1991.

Existem muitas nações sem pátria no mundo. O povo curdo é um exemplo clássico dessa realidade. Para que o curdistão surja, é necessário que a Armênia, Súria, Turquia, Iraque e Irã liberem parte de seu território. Lembre que esse povo está concentrado na fronteira desses países.

A URSS (União com redução o das Republicas Socialistas Soviéticas)  apresenta uma sociedade sem divisão de classes sociais, partido político único, sem pagamento de imposto, estado centralizador com redução ou anulação da iniciativa privada.

O Fim da URSS viabilizou a luta por independência de povos que estão sob o controle das
ex-republicas soviéticas (com a Rússia eram 15). A luta da Chechênia pela libertação do seu território da Rússia é um exemplo clássico. A criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) Tinha objetivo da Rússia controlar a região ocupada pelas ex-republicas.

A Chechênia ocupa a região do Cáucaso (entre o mar Cáspio e o Mar Negro) que é muito estratégica. Esse povo da Resistência ocupa as áreas montanhosas.

O povo russo sofre com a economia de transição. Não conseguem se adaptar a cobrança de impostos que no período socialista não existia.Eles criaram uma certa resistência aos governos de transição.

A URSS quebrou por não transferir os investimentos bélicos e aeroespaciais para o mercado de consumo (qualidade de vida – conforto - além da saúde e educação).

Hong Kong,que é um tigre asiático,ficou sobre controle inglês até 1997.Esse território que fica ao sudeste da China serviu de matriz para as ZEE’S (Zonas Econômicas Especiais) para manter o comunismo de mercado .A China apresenta um governo centralizador,liderando pelo partido comunista Chinês(único partido).O crescimento econômico da China quebrou as grandes economias e dificultou o crescimento dos emergentes.
 As monções (ventos sazonais que sopram no Pacífico e Índico para a Ásia e da Ásia para os oceanos) favorecem a agricultura de cereais da China, Índia...(porção sul e leste do continente).

A China apresenta o litoral rico e industrializado, contrapondo-se ao interior agrícola tradicional e pobre (oeste). Lembre que a china não pode mecanizar a sua agricultura. Caso ocorresse a população migraria em massa (êxodo  rural) para o litoral mais desenvolvido.Esse fato já está acontecendo, mesmo o governo tentando controlar. Esse grande crescimento econômico faz a China necessitar de muita energia, alimento e matéria prima mineral.

O fim da URSS gerou uma competição entre as ex republicas e CEI tenta controlar essa situação para não enfraquecer a região. Esse fim gerou fragmentação entre territórios como as Iugoslávia de Slobodan Milosevic preso em 2001. Foi uma guerra terrível para as nações diferenciadas conquistassem sua independência. Ex: Sérvia, Montenegro etc. Na década de 1990.

A Rússia hoje sofre com a baixa fecundidade e envelhecimento da população. Para agravar esse problema existem as altas taxas de aborto e a não formação de famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário